CASAMENTO: PROPÓSITO DIVINO

Casamento é o mais complexo relacionamento humano porém, é o mais realizador quando o casamento alcança o propósito para o qual Deus o criou.

1) POR QUE DEUS CRIOU O CASAMENTO?

O casamento foi criado por Deus para realização do homem e da mulher criados à imagem e semelhança de Deus. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)

O casamento é a solução de Deus para o problema da solidão. “Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2.18)

O casamento é a oportunidade para compartilhamento. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4.9-10)

– O casamento é a provisão de Deus para a continuidade da espécie. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1.28)

2) QUAL A EXPECTATIVA DE DEUS PARA O CASAMENTO?

– Deus espera que honremos o nosso casamento. “E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, a mulher da tua aliança.” (Malaquias 2.14)

– Deus espera que haja unidade. Quando o casal se casa, escolhe se tornar uma só carne, mesmo que Deus não seja convidado a fazer parte do casamento, Ele o referenda como testemunha. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.24)

– É fundamental convidar Deus para fazer parte do relacionamento conjugal. Se Deus não é o Deus dos cônjuges, Ele não e parceiro. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” (Salmos 127.1-2)

3) QUAL O COMPROMETIMENTO QUE FAZEMOS NO CASAMENTO?

Nos comprometemos a depender de Deus. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127.1)

Quais as promessas feitas no dia do casamento? Amar, honrar, cuidar. Sob que condições fizemos essas promessas? Riquezas, pobrezas, alegria, tristeza.

Unidos no casamento em aliança, tornamo-nos cúmplices:

– Nossos bens em comum;

– Nossos corpos; “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” (I Coríntios 7.4)

Unimos nossas forças para prevalecer. “Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4.10)

4) QUAIS AS BENÇÃOS NO CASAMENTO?

Término da individualidade exclusivista. Não há vida independente no casamento. “Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2.4) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.24)

Equilíbrio emocional.

– Oportunidade de crescimento mútuo. “Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.” (Isaías 41.20)

– Oportunidade de desfrutar a bênção de Deus. “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; e lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.” (Jeremias 32.38-41)

PARA REFLETIR:

Para você, o que significa casamento?

O que o levou a assumir esse compromisso?

Quais as suas expectativas para seu casamento?

O que você tem feito para atingir essas expectativas?

Qual o lugar de Deus no seu casamento?

PRINCÍPIO BÍBLICO:

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19.6)

(SILVA, Joel Felix e FILHO, Benedito Andrade. Construindo um Casamento Duradouro)

Anúncios

O que achou? Conta pra gente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s