PLANEJANDO PARA O FUTURO

Quando nos casamos, estabelecemos alvos para o futuro, mas quando o tempo passa e esses alvos não são atingidos, a nossa tendência humana é experimentar um sentimento de desilusão.

1 – TIPOS DE PLANEJAMENTOS NA VIDA CONJUGAL

ESPIRITUAL:

Deus nos ama. Devemos ter certeza dessa verdade espiritual e que Ele deseja o nosso crescimento espiritual.

Para que isso seja possível:

– É preciso que creiamos nas suas promessas.

– É necessário ter comunhão com Ele.

      “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

– É necessário ter a visão de Deus para a nossa vida.

      “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, dizo Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)

– É necessário confiar na Palavra de Deus.

      “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11)

EMOCIONAL:

Deus é quem nos fez como somos, e Ele quer trabalhar em nós para o nosso crescimento.

– Precisamos entregar a Deus as nossas emoções.

      “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)

– Precisamos ser gratos a Deus pela maneira que Ele nos fez.

      “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14)

MATERIAL:

É o propósito de Deus suprir as nossas necessidades e nos dar condiçõe sbásicas para que possamos prosperar.

      “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Efésios 3:20)

– Deus sempre poderá mudar as circunstâncias da vida. Ele quer o melhor para nós.

      “Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos 4:17)

2 – QUE TIPO DE ATITUDE PRECISAMOS TER COM RELAÇÃO AO FUTURO

– Temos a responsabilidade de confiar em Deus e fazer a nosssa parte para alcançarmos as metas para o futuro.

      “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10)

– O nosso alvo é o crescimento como pessoa em função do relacionamento conjugal.

– Precisamos considerar as necessidades do cônjuge.

      “Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.” (Filipenses 2:2)

3 – COMO PODEMOS ALCANÇAR NOSSOS ALVOS

– Tendo consciência das nossas possibilidades como casal.

      “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:9-12)

– Ter confiança absoluta no poder de Deus.

      “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)

– Olhar além das circunstâncias presentes.

      “Não temas, porque eu sou contigo; não te assonbres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

Fonte: Construindo um Casamento Duradouro. Pr. Joel Félix da Silva e Benedito Andrade Filho

2 respostas em “PLANEJANDO PARA O FUTURO

    • Prezada Leny,
      Este material recebemos em um seminário realizado na nossa igreja anterior há alguns anos. Você pode tentar ver com a editora então responsável – Missão Evangélica Vida Plena (RJ), telefone (21) 3351-9267.
      Agradecemos sua visita ao blog. Que Deus a abençoe.

O que achou? Conta pra gente...

