9º Mandamento do Casamento – Seja uma companhia sexualmente ativa para seu cônjuge

A primeira ordem que Deus deu a Adão e Eva foi: Façam sexo! (Gen. 1.28 – “Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se!…”)

Depois o Senhor determinou que seriam ambos uma só carne. (Gen. 2.24 – “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”)

Isto é linguagem sexual.

A sexualidade posto no homem pelo Criador não tinha qualquer relação com o pecado ou com desejos e paixões ilícitas como se vê hoje. A inocência e a pureza faziam que eles não sentissem necessidade de cobrirem seus órgãos sexuais (Gen. 2.25 – “O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.“)

O sexo foi projetado por Deus para cumprir vários objetivos: 1) criação de uma santa descendência (I Cor. 7.14); 2) para evitar a fornicação (I Cor. 7.2); 3) completar a felicidade dos seres humanos (Gen. 2.18).

Há dois hormônios que precisamos entender: oxitocina e testosterona.

OXITOCINA: Um hormônio utilizado para induzir o parto nas gestantes e estimular a musculatura da glândula mamária, facilitando a expulsão do leite. Também é conhecido como o “hormônio do amor”. Isso porque uma série de estudos já revelou que a substância desencadeia reações no organismo que estão ligadas a confiança e a formação de laços duradouros.

TESTOSTERONA: É o hormônio masculino. Os homens têm 10 vezes mais testosterona que as mulheres. Os dois hormônios estão nos dois sexos. A testosterona inibe a oxitocina.

O que os homens precisam para liberarem testosterona: urgência e emergência; sacrifício por uma causa nobre; solução de problemas. É ele que dá ao homem o sendo de predador, de conquista. Quanto maior o seu nível, menor é o seu estresse.

Na mulher a testosterona dá a ela a sensação de poder e capacidade. Ela sente-se sexy (estimula a conquista). Mas pode causar agressividade, impulsividade e aumentar o seu nível de estresse.

Oxitocina na mulher. Quanto maior é o seu nível, menor é o seu estresse. A oxitocina é o hormônio que faz a mulher ser doce, amorosa, desejável por suas ações. É como você abraçar um pudim de leite. O problema é que muitas vezes você está abraçando um abacaxi.

Razão: O mundo moderno leva a mulher a tomar decisões, a assumir liderança e a necessidade de conquista profissional inibe a oxitocina e produz testosterona. É uma anomalia dos tempos modernos e que influencia a vida sexual dos casais.

Como oxitocina é o hormônio do amor, testosterona é o hormônio do desejo. O problema é o círculo vicioso: hormônio estimulam ações e atitudes, ações e atitudes estimulam hormônios.

Muitas vezes há um estresse no casal que é levado à cama. Ela tem testosterona demais (agressiva). Ele tem oxitocina demais (“lerdão” – ex.: meu marido não me procura…). Como resolver: Ele precisa ser mais gentil e romântico. Ela precisa ser mais carinhosa em suas respostas ao marido.

Passada essa parte, colocada para que se entenda que há um aspecto fisiológico e que depende somente de atitude.

O apóstolo Paulo coloca que sexo entre duas pessoas casadas é um DIREITO. (I Cor. 7.3 – “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.”)

No verso 5, Paulo diz: não vos priveis um ao outro – a palavra privar no grego é o mesmo que roubar, furtar, defraudar. Para Paulo não há razão que dê legitimidade à negação (ex.: vou dormir mais cedo de calça jeans).

As mulheres têm uma atitude que acaba com qualquer desejo: vamos discutir a relação. Ali, naquela hora. Outros casais usam do sexo como arma de pressão: -Benzinho, lava a louça do jantar? Não, vou ver o jogo. Eu me vingo, não vai ter sexo hoje. E há muitos outros motivos. Paulo diz que isto é PECADO.

Paulo coloca uma única razão para a abstinência – para orar. Ninguém ora por uma semana, no máximo, por uma hora.

Mas ele dá uma grande razão para não se fazer assim. “Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.”

Incontinência = ausência de autocontrole.

Há muita gente que empurra o cônjuge para o pecado pela negação. Como o apóstolo Paulo diz que ambos são donos do corpo do outro, não deve rolar a cultura machista: Só o homem tem que tomar iniciativa. A mulher pode e deve fazê-lo – ela vai usar o que lhe pertence.

Quando se falou dos hormônios, é porque o hormônio do amor predispõe ao romantismo. O sexo não é como o Cel. Melqui – “A Senhora vai para o quarto porque eu vou usá-la”. A gentileza, o romantismo está diretamente ligado à consideração, sensibilidade, atenção, compromisso, amor, etc.

Ex.: Rute descobriu os pés de Boaz, deitou-se ali,provavelmente para aquecê-los e quando ele despertou fez um pedido de casamento.

SEXO SEM CULPA

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” (Heb. 13.4)

Leito = koitê = coito = sexo

O autor diz que o sexo deve ser isento de mácula. Os dias atuais propagam práticas que casais cristãos devem se manter longe, porque são depravadas. Onde há pecado, Deus está fora.

INIMIGOS DA CAMA

1. MESMICE

Tudo igualzinho todos os dias: a mesma hora, da mesma maneira, etc. Tenha criatividade (use os cômodos da casa). Tente, invente, mas faça sexo diferente.

2. O PASSADO

Um zoólogo observou que os hipopótamos não deixarão o lago com os quais se tornaram familiares. Mesmo que o lago seque, eles ficarão ali e ali morrerão pela falta d’água. Suas mentes não vão além das memórias do passado de uma lago que um dia estava cheio.

Às vezes, o passado prejudica a vida sexual do casal, que você os incinera ou acaba de vez.

Não diga: Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.” (Eclesiastes 7.10)

3. TRAUMAS

Algumas pessoas vivenciaram situações que causaram traumas e isso é revivido no momento da relação sexual. É importante reconhecer e pedir ajuda a profissionais, como psicólogos.

Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?” (Isaías 41.18-19)

4. EGOCENTRISMO

“Se eu tiver prazer, tudo bem.”

Há até os galos – são meio rudes e rapidinhos, nada românticos. Uma rapidinha em um lugar diferente, tudo bem, mas todos os dias?!

5. FALTA DE HIGIENE

Reclamação maior dos cônjuges.

CONCLUSÃO

Uma espécie exótica de pássaro na Amazônia gasta uma média de 3 horas para concretizar o acasalamento. Todo este tempo é empregado num ritual de acrobacias, malabarismos e cânticos, sem isto a fêmea não o aceita. (OBS.: Não cante, porque pode dar errado!)

Do que adianta você ser a melhor dona de casa, a melhor mãe, etc, cair na cama e dormir de cansada. Ou então aquela frase irritante: “É ruim, hein! Você não sabe o que é lavar, passar, cuidar das crianças, etc.”. Ou então dizer: “Use, quando acabar me acordo para eu virar para o outro lado”.

Sexo é matéria de planejamento pessoal.

Palestra proferida pelo Pr. Sergio Santos Macharet.

Fontes: “Os dez mandamentos do casamento“, de Walter Bastos. São Paulo: Naós, 2004, 2ª ed. / Pesquisa sobre hormônios do Dr. Paul Zac, de julho de 2011.

Anúncios

2 respostas em “9º Mandamento do Casamento – Seja uma companhia sexualmente ativa para seu cônjuge

  1. Muito bom o texto, mas é bem difícil quando se é desrespeitada, quando se tem no casamento a participação excessiva da família do marido e o marido ainda briga e humilha a esposa que tenta equilibrar tudo isso e ainda ajudá-lo a amadurecer. Aí em meio a tudo isso a mulher magoada, com sua auto estima lá embaixo ainda é obrigada a se dar ao marido? Negativo.

O que achou? Conta pra gente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s